Nutrição adequada pode prevenir doenças e reduzir internações - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE
Segunda, Abril 7

Pages

Últimas notícias:

Nutrição adequada pode prevenir doenças e reduzir internações

   No Dia Mundial da Saúde e da Nutrição, especialistas reforçam a importância de hábitos alimentares saudáveis contra doenças crônicas A al...

  No Dia Mundial da Saúde e da Nutrição, especialistas reforçam a importância de hábitos alimentares saudáveis contra doenças crônicas

A alimentação equilibrada é um dos pilares fundamentais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma dieta saudável protege contra a desnutrição em todas as suas formas e reduz os riscos de DCNT, que estão entre as principais causas de morte no mundo. O assunto é tão importante que a data 31 de março é considerada o Dia Mundial da Saúde e da Nutrição.

A nutricionista do Hospital Cidade do Sol (HSol), Maria Eduarda Estrela Campos, destaca a relevância de bons hábitos alimentares para a prevenção de doenças: “A alimentação balanceada é uma das ferramentas mais eficazes para evitar doenças e promover a saúde a longo prazo”. Ela ressalta que a inclusão de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras na dieta diária fortalece o sistema imunológico e melhora a qualidade de vida.

Os bons hábitos alimentares são fundamentais para a prevenção de doenças | Foto:Alberto Ruy/IgesDF

Maria Eduarda ainda reforça a importância de pequenas mudanças na rotina alimentar: “Evitar o excesso de açúcar, sal e gorduras saturadas, além de manter uma hidratação adequada e praticar atividades físicas regularmente, são atitudes fundamentais para prevenir doenças crônicas e garantir mais qualidade de vida.”

Outra nutricionista do HSol, Camila Costa, complementa: “Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio, é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.”

Dados recentes do Ministério da Saúde reforçam essa perspectiva. A segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira aponta que o consumo excessivo de alimentos industrializados está diretamente associado ao aumento dessas doenças, enquanto uma dieta baseada em alimentos in natura ou minimamente processados contribui significativamente para a redução desses riscos.

Com informações do IgesDF

Nenhum comentário

Dia da Mulher da DPDF terá emissão de Cartão Creche e Cartão...

Cerca de 500 pessoas participam de reunião pública sobre o n...

Estudantes do CED 1 no Riacho Fundo II apresentarão proposta...

Obras na ESPM: Equipes trabalham para ligar rede de drenagem...

PMDF prende homem com carro roubado em Ceilândia

PMDF prende homem acusado de tráfico de drogas na BR – 060

Traficante é preso pela PMDF em Taguatinga

Jovens candangos são reconhecidos por ação durante epidemia ...

Maracatu Nação pode se tornar patrimônio cultural da humanid...

Filmes premiados em Tiradentes serão exibidos em Paris