Gerência de Operações Especializadas do DER tem a missão de reduzir o número de mortes no trânsito na capital - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE
Quarta, Abril 2

Pages

Últimas notícias:

Gerência de Operações Especializadas do DER tem a missão de reduzir o número de mortes no trânsito na capital

   Inaugurado no ano passado, o setor atua nas vias do DF com ações preventivas para diminuir sinistros e preservar vidas Promover um trânsi...

  Inaugurado no ano passado, o setor atua nas vias do DF com ações preventivas para diminuir sinistros e preservar vidas

Promover um trânsito mais seguro, com redução de sinistros e meta de zero mortes na capital federal. Essa é a missão da Gerência de Operações Especializadas (Geop) do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) ao atuar nos mais de 2 mil quilômetros de vias da cidade.

A Gerência de Operações Especializadas (Geop) do DER-DF atua nos mais de 2 mil quilômetros de vias do Distrito Federal com a missão de reduzir os sinistros | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Com três núcleos estratégicos que operam de forma integrada, a gerência foi criada no ano passado e está alinhada ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que busca reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2028.

“A Geop surgiu com a necessidade de aumentar a fiscalização em tipos específicos de transporte ou de fiscalização de trânsito, que exigem um conhecimento avançado e são grandes causadores de acidentes graves”, explica o diretor de Fiscalização e Segurança do Trânsito do DER-DF, Sinomar Ribeiro.

A estrutura da gerência é composta pelos núcleos de Motopatrulhamento (Numop), de Operações Aéreas (Nuopa) e de Operações Especializadas (Nuope). “Na prática, o trabalho conjunto da equipe colabora com a mobilidade e a segurança viária, focando na redução de sinistros e na preservação de vidas”, destaca o gerente de Operações, Glaydson Nascimento.

Glaydson Nascimento, gerente de Operações: “Na prática, o trabalho conjunto da equipe colabora com a mobilidade e a segurança viária, focando na redução de sinistros e na preservação de vidas”

Supervisão em altitude

O Nuopa auxilia no monitoramento e na engenharia do tráfego viário por meio de drones, seguindo a regulamentação aeronáutica. O uso desses equipamentos otimiza as operações do núcleo, reduzindo o tempo de preparo da equipe e permitindo a formação de um maior número de agentes.

Entre suas funções, destacam-se a análise do tráfego de veículos e a sinalização das vias, além da inspeção de equipamentos públicos para identificar rachaduras ou trincamentos. “Monitoramos áreas de tráfego intenso, como balões viários e entradas e saídas de vias, além de estruturas de trânsito. Depois, repassamos as imagens coletadas para os setores responsáveis tomarem as medidas necessárias”, explica o chefe do Nuopa, Luciano Paz.

As obras de trânsito recém-inauguradas sob responsabilidade do DER também passam pela análise do núcleo, tanto antes quanto depois da entrega. “O objetivo é avaliar os resultados: se o fluxo de veículos está adequado e se há necessidade de melhorar a sinalização, entre outros pontos”, acrescenta Paz.

“Monitoramos áreas de tráfego intenso, como balões viários e entradas e saídas de vias, além de estruturas de trânsito”, conta o chefe do Nuopa, Luciano Paz

Escolta e capacitação

Responsável por operações de fiscalização que exigem mais agilidade e pelas escoltas demandadas pelo órgão, o Numop conta com uma equipe especializada. “A resposta de uma motocicleta é muito mais rápida do que a de uma viatura de quatro rodas, o que traz agilidade ao nosso serviço. Além disso, todos os motociclistas do núcleo hoje são instrutores de pilotagem”, afirma o chefe do Numop, Christian Alves.

Segundo ele, o setor existe desde 2015, quando surgiu a necessidade de escoltar árbitros de futebol nas Olimpíadas. “Depois, passamos a escoltar artistas do Moto Week e também o saidão dos detentos da Papuda”, conta Alves.

Além disso, o núcleo promove cursos de capacitação para a condução segura de motocicletas, qualificando outros condutores. “Ensinamos os condutores de empresas privadas a pilotar de forma correta e cuidadosa, ensinando sobre postura adequada e direção defensiva”, explica Alves, que reforça o objetivo de expandir esse atendimento para toda a sociedade no futuro.

Chefe do Numop, Christian Alves explica que o núcleo é responsável por operações de fiscalização que exigem mais agilidade: “A resposta de uma motocicleta é muito mais rápida do que a de uma viatura de quatro rodas”

Operações Especializadas

O Nuope executa atividades específicas de fiscalização de trânsito e transporte. Entre suas principais operações fixas estão:

• Carga Pesada: monitoramento e fiscalização de veículos de grande porte, especialmente os que transportam substâncias perigosas, como líquidos inflamáveis e lixo hospitalar, garantindo o cumprimento das normas de peso e segurança;

• Pérola Negra: identificação e combate ao transporte irregular, conhecido popularmente como “transporte pirata”;

• Moto Legal: fiscalização voltada às motocicletas, um grupo vulnerável devido ao aumento do número de sinistros.

Rafael Luna, chefe do Nuope: “Toda a fiscalização e autuação estão voltadas para a segurança e organização do trânsito”

Do ano passado até março deste ano, o DER-DF realizou ações intensivas por meio das três operações. As fiscalizações abrangeram mais de 1.100 veículos, com foco no transporte irregular, condições de segurança e documentação. A operação Carga Pesada abordou 141 veículos de grande porte, dos quais 35 estavam com excesso de peso e 32 com o tacógrafo irregular. Já o Moto Legal fiscalizou 953 motos, resultando em 77 remoções e dezenas de infrações como escapamento adulterado, falta de licenciamento e problemas de iluminação.

Na operação Pérola Negra, voltada ao combate ao transporte pirata, 35 veículos foram abordados e 22 removidos, com irregularidades como transporte não autorizado e excesso de passageiros. “Toda a fiscalização e autuação estão voltadas para a segurança e organização do trânsito”, enfatiza o chefe do Nuope, Rafael Luna.

As ações são planejadas com base em manifestações registradas na Ouvidoria ou em acionamentos diretos ao DER. “Alimentamos um banco de dados e definimos pontos e horários estratégicos de atuação para atender as demandas”, explica Luna.

O setor também atua em parceria com órgãos como a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Com informação: Agência Brasília

Nenhum comentário

Ação policial resgata mulher sequestrada durante audiência o...

O truque simples que faz com que as bananas durem muito mais...

Três motocicletas produto de crime form recuperadas na Ceilâ...

PMDF apreende adolescentes acusados de roubo a motorista de ...

PMDF prende foragio da justiça do Tocantins

O Governador Ibaneis Rocha (MDB) celebrou o trabalho dos por...

Instituto Superior de Ciências Policiais recebe nota máxima ...

Março mais Mulher realizou 351 ações no Distrito Federal

Reformas na pediatria do Hospital Regional de Ceilândia leva...

Conselho de Governança do DF define prioridades para 2025 em...