Servidores da Secretaria de Saúde se apresentaram na 1ª Copa Mestre Woo, evento que homenageou o responsável por trazer o tai chi chuan para...
Servidores da Secretaria de Saúde se apresentaram na 1ª Copa Mestre Woo, evento que homenageou o responsável por trazer o tai chi chuan para Brasília
Servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram, no sábado (17), da 1ª Copa Mestre Woo. O torneio, dividido entre etapas demonstrativas e competitivas, reuniu praticantes amadores e profissionais de wushu (popularmente conhecido como kung fu), além de diversas práticas corporais chinesas, incluindo as que são oferecidas como práticas integrativas em saúde (PIS) pela rede pública do Distrito Federal.
A SES-DF compareceu com três grupos distintos que, no dia a dia, oferecem à população os serviços de PIS da pasta. A equipe de PIS de Sobradinho, a cargo da professora Joyce de Oliveira, apresentou o Taolu Tradicional; a do Riacho Fundo II, sob coordenação da professora Deborah Mariani, demonstrou a prática do Qi Gong Clássico; por fim, a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis), da professora Patrícia Falcão, mostrou o Lian Gong em 18 Terapias.
Falcão, que é referência técnica distrital (RTD) em Lian Gong, ensina que essa modalidade corporal também está fundamentada na medicina tradicional chinesa. “Trata-se de uma tecnologia que prima pelo autocuidado e pela socialização, com execução simples e prazerosa, trazendo melhoras significativas à qualidade de vida”, aponta.
Essa prática é composta por 54 movimentos (ou terapias) divididos em três partes, com 18 exercícios terapêuticos cada. A sequência sugerida busca prevenir e tratar diversas síndromes musculoesqueléticas, como as dores decorrentes do trabalho, do sedentarismo ou da má postura, além de fortalecer o sistema imunológico e cardiorrespiratório.
Quem se interessar por alguma das PIS oferecidas pela rede pública de saúde deve comparecer a um dos locais estipulados. A participação é gratuita e os endereços e horários das aulas disponíveis estão no site da SES-DF.
Evento
Organizada pela Federação de Wushu do DF, com apoio da Associação Being Tao, a copa exigiu inscrição prévia para as competições, mas foi aberta ao público interessado em assistir. O evento aconteceu no Ginásio do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).
O diretor técnico da federação, Wagner Aires, afirma que a competição é uma celebração a Moo Shong Woo, responsável por, na década de 1970, introduzir em Brasília o tai chi chuan e outros conhecimentos sobre artes marciais e práticas medicinais chinesas. “O público do evento foi formado por pessoas de todas as faixas etárias. Entre os inscritos, por exemplo, tínhamos crianças de 5 anos até idosos com a mesma idade do homenageado, o próprio mestre Woo, com seus 94 anos”, conta.
Com informações da Secretaria de Saúde
Nenhum comentário