Novo método elimina furo no dedo em testes para doação de sangue no Hemocentro de Brasília - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE
Terça, Maio 13

Pages

Últimas notícias:

Novo método elimina furo no dedo em testes para doação de sangue no Hemocentro de Brasília

 Aparelho também vai aferir pressão arterial e medir frequência cardíaca em uma só etapa A partir desta segunda-feira (12), doadores da Fund...

 Aparelho também vai aferir pressão arterial e medir frequência cardíaca em uma só etapa

A partir desta segunda-feira (12), doadores da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) não precisarão mais passar pelo teste do furo no dedo para medir o nível de hemoglobina no sangue. O antigo procedimento agora dá lugar ao multiparâmetro, aparelho que utiliza um sensor acoplado ao dedo do doador, um método indolor.

“Percebi que o processo ficou bem mais rápido, e o melhor de tudo é que não sentimos mais aquela dorzinha incômoda”, diz a brigadista Dayanna Freitas, uma das primeiras a experimentar o novo método | Foto: Divulgação/Hemocentro

A avaliação da hemoglobina é um procedimento necessário para detectar anemia e faz parte da pré-triagem clínica, uma das etapas do ciclo da doação de sangue no Hemocentro. Além disso, o aparelho também permite, ao mesmo tempo, aferir a pressão arterial e medir a frequência cardíaca do doador.

Toda a medição leva menos de um minuto, agilizando o tempo de atendimento e oferecendo menos riscos de contaminação tanto ao doador quanto aos profissionais, pois não haverá mais contato direto com sangue nessa etapa. Segundo o diretor da Unidade Técnica do Hemocentro de Brasília, Marcelo Jorge, o multiparâmetro vai trazer mais conforto ao doador e também contribuir com a sustentabilidade na instituição.

“Sabemos que a picadinha no dedo é uma queixa recorrente entre nossos doadores. Muitos até brincam dizendo que dói mais do que a própria punção da agulha durante a doação. Com o novo aparelho, além de oferecer mais conforto aos doadores, também vamos reduzir custos operacionais, eliminando a necessidade de materiais como curativos, luvas e agulhas”, destaca.

Na última semana, antes da implementação oficial, o aparelho passou por testes no Hemocentro. A brigadista Dayanna Freitas, doadora de sangue desde 2010, foi uma das primeiras a experimentar o novo método. “Percebi que o processo ficou bem mais rápido, e o melhor de tudo é que não sentimos mais aquela dorzinha incômoda”, conta.

Doe sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para mais informações, o cidadão pode consultar todas as condições no site do Hemocentro ou entrar em contato com pelos telefones (61) 3327-4413, 3327-4447 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495.

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF e o Hospital das Forças Armadas.

Com informações do Hemocentro

 

 

 

Nenhum comentário

Com transporte público modernizado, uso do Cartão Mobilidade...

Conselho de Transparência discute aprimoramento do acesso ...

Setor Habitacional Nova Colina terá áreas sem água nesta ter...

Rede pública de saúde investe no protocolo de rastreamento d...

O governo do Distrito Federal institui programa de intercâmb...

GDF: Uso das faixas reversíveis do Distrito Federal é tema d...

Secretaria de Saúde promove vacinação no Dia D contra a grip...

UBS 8 de Taguatinga promove Feira da Saúde

Ciclo de palestras debate bem-estar no trabalho na saúde púb...

Trânsito de caminhões volta a ser liberado na DF-463, no sen...