Na tarde desta quinta-feira (23), a Torre de TV foi palco da apresentação oficial dos comandantes e policiais da Polícia Militar do Distr...
Na tarde desta quinta-feira (23), a Torre de TV foi palco da apresentação oficial dos comandantes e policiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), marcando o início da Operação Ad Sumus. Esta operação estratégica, que se estenderá até o dia 25 de maio de 2024, visa reforçar a segurança pública na capital.
O plano operacional foi delineado pelo Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME) em colaboração com o 1º Comando de Policiamento Regional (CPR), com o objetivo de ampliar a presença da PMDF na manutenção da ordem pública e proteção dos cidadãos e do patrimônio. A operação tem como foco especial a prevenção de furtos no interior de veículos.
O nome “Ad Sumus”, de origem latina e significando “aqui estamos”, reflete o compromisso contínuo da corporação com a defesa da sociedade brasiliense.
A operação será realizada nas áreas de cobertura do 1º CPR, que inclui:
• 1º BPM (Asa Sul)
• 3º BPM (Asa Norte / Noroeste)
• 5º BPM (Lago Sul/Setor de Embaixadas)
• 6º BPM (Área Central, Praça dos Três Poderes, Esplanada, ERB e outras)
• 7º BPM (Cruzeiro/Sudoeste)
• 24º BPM (Lago Norte/Varjão)
Objetivos da Operação Ad Sumus
Aumentar
a Sensação de Segurança Pública: Utilizando recursos operacionais e
logísticos do 1º CPR e CPME orientados por inteligência.
Intensificar
o Patrulhamento Ostensivo: Visando reduzir furtos no interior de
veículos e a criminalidade violenta, através de prisões em flagrante e
ações preventivas e repressivas.
As tropas de missões especiais que compõem o CPME, incluindo BOPE, BPCHOQUE, BPCÃES, RPMON, BAVOP e ROTAM, estarão ativamente envolvidas nas ações.
O Coronel Cassaro, comandante da operação, apresentou a tropa ao Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Paturi, demonstrando confiança no sucesso da operação. Ele declarou: “Nesses dias que a Operação Ad Sumus estará na área do 1º CPR, que com os senhores seja retomada a sensação de segurança que a sociedade tanto clama”.
O Secretário Paturi reforçou a confiança na tropa, afirmando que “Brasília é nossa, não tem lugar para bandidos”, e enfatizou a importância de tratar com zelo as pessoas em situação de vulnerabilidade, sem perder a firmeza contra os infratores.
Com a Operação Ad Sumus, a PMDF reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade. Durante os próximos três dias, as forças policiais estarão empenhadas em fortalecer a presença nas áreas críticas, protegendo especialmente as mulheres e combatendo a criminalidade de forma incansável.
Nenhum comentário