Até o momento, 81 escolas se inscreveram para receber o projeto Com Dengue Não Dá; inscrições seguem abertas Iniciado na última terça-feir...
Até o momento, 81 escolas se inscreveram para receber o projeto Com Dengue Não Dá; inscrições seguem abertas
Iniciado na última terça-feira (27), o projeto Com Dengue Não Dá segue conscientizando estudantes e professores das escolas públicas do Distrito Federal. A ação, que visa reforçar a mobilização voltada à prevenção e ao controle do mosquito Aedes aegypti, passou nesta quinta (29) pelo Centro Educacional 08 do Gama. Até o momento, 81 escolas se inscreveram para receber o projeto.
Na unidade, os alunos do ensino médio assistiram a uma palestra da Gerência de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante (Gease) sobre os hábitos e cuidados essenciais para sanarem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao final do evento, estudantes que já foram diagnosticados com a doença deram o relatos sobre os sintomas que tiveram e como foi o tratamento.
“Quando os jovens percebem que a doença chegou perto, ouvindo relatos de colegas que já passaram por ela, eles se engajam mais. Eles saem do campo teórico e veem como a doença impacta cada um de uma forma diferente”, explica Larisse Cavalcante, gerente de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante da Secretaria de Educação (SEEDF).
O intuito é justamente conscientizar os colegas e ensinar as formas de prevenção. “Esse programa de conscientização nas escolas é importante, pois os alunos levam as informações de hábitos e cuidados de combate à proliferação do mosquito para as famílias e amigos, ampliando a rede de prevenção da dengue”, comenta a palestrante e enfermeira da Gease, Laís Suellen.
Para o aluno do 2º ano do ensino médio da escola Vitor Eduardo Gomes, a prevenção é o melhor caminho. “Com a palestra, vimos como os sintomas impactam muito a vida da pessoa. O melhor a fazer é cuidarmos de nós e de quem amamos para que essa doença não chegue perto”, comenta.
Outros esforços
Para somar na campanha de prevenção e combate à dengue, a Secretaria de Educação do DF também organiza um cronograma de recolhimento de bens inservíveis das escolas da rede pública de ensino. O recolhimento feito pela SEEDF obedece a um cronograma, bem como a uma legislação específica.
Nesta quinta (29), o CED 08 do Gama também recebeu o caminhão para o recolhimento de carteiras, mesas e cadeiras sem uso, além de outros materiais. “Essa ação é muito importante porque alguns materiais se tornam sem utilidade com o passar dos anos. Quando recolhemos, evitamos que fiquem juntos e se tornem foco da dengue em ambientes ao ar livre”, explica o diretor da unidade, Francisco Valdevino.
Com Dengue Não Dá
A modalidade da ação do projeto Com Dengue Não Dá varia de acordo com o público-alvo. Para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental o evento será realizado na modalidade palestra, mas para escolas classes e centros de educação infantil será realizado nas modalidades teatro de fantoches e teatro interativo.
As inscrições para receber o projeto seguem abertas. As unidades escolares interessadas podem se inscrever por este link. A responsabilidade de organizar as turmas participantes é da escola e não há limites de vagas.
Veja o cronograma das próximas ações do projeto:
6/3 – CED Vargem Bonita – Park Way
8/3 – Escola Classe 407 Norte
13/3 – Centro de Educação Infantil 05 de Taguatinga
Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Nenhum comentário