Medida permite identificar se há superaquecimento nos componentes elétricos. Companhia vai contratar perícia forense (Brasília, 20/01/202...
Medida permite identificar se há superaquecimento nos componentes elétricos. Companhia vai contratar perícia forense
(Brasília, 20/01/2024) -
Uma semana após o incêndio que atingiu um carro de um dos trens do
Metrô-DF, o presidente da companhia, Handerson Cabral, atualizou as
medidas tomadas pela companhia para ampliar a proteção aos usuários do
sistema.
Enquanto
aguarda os laudos definitivos das perícias do Corpo de Bombeiros e da
Polícia Civil, a companhia iniciou o processo para contratação de uma
perícia forense especializada, conforme orientado pelo Conselho
Permanente de Segurança do Metrô (COPESE), que também fará um relatório
de análise e investigação, entre outras providências.
"Nosso
objetivo é chegar a um resultado conclusivo que nos permita ter
absoluta segurança. A partir disso, vamos estudar se as medidas já
tomadas são suficientes ou se precisam ser ampliadas", disse Handerson
Cabral.
Algumas medidas preventivas já foram tomadas e estão sendo executadas sob a recomendação e coordenação do COPESE.
Todos
os trens da frota 1000 (os mais antigos) serão inspecionados e
submetidos a testes pertinentes para identificar possíveis pontos de
sobreaquecimento nos circuitos e painéis elétricos localizados no
interior dos armários elétricos e sancas dos carros dos trens. São
usadas câmeras termográficas nesse tipo de manutenção e, caso seja
identificado um possível ponto de sobreaquecimento, a intervenção
corretiva é imediata.
A
termografia para painel elétrico é uma técnica preditiva de registro,
que permite o mapeamento das condições do painel elétrico, conforme a
emissão da radiação infravermelha, buscando identificar pontos quentes.
A
radiação infravermelha emitida é invisível a olho nu, portanto é
fundamental a utilização de uma câmera especial no processo. Essa
câmera, conhecida como termovisor, torna as imagens infravermelhas
visíveis ao olho humano.
Desta
forma, a termografia em painel elétrico permite que sejam identificados
possíveis problemas que possam ocorrer, através da radiação
infravermelha emitida. Esse procedimento já começou a ser feito na
quinta-feira (18).
Outras manutenções e reforço em treinamento
Oito
dos 20 trens já passaram também por inspeções visuais e medições de
fuga de corrente nos capacitores, contatoras, relés e fiação dos painéis
do Sistema de Ventilação. Essas ações, somadas à termografia dos
painéis elétricos, ocorrerão em toda a frota.
O
Metrô-DF também está reforçando as orientações sobre o protocolo de
atuação dos pilotos em caso de fumaça ou outras intercorrências que, por
ventura, venham a afetar o sistema. "Neste incidente, o piloto cumpriu
perfeitamente os procedimentos que deviam ser executados, evitando expor
usuários a qualquer risco. De qualquer forma, estamos reforçando o
treinamento", explicou o presidente.
O
trem atingido pelo fogo havia passado por todas as manutenções
programadas. Existem vários tipos de manutenções preventivas periódicas,
de acordo com a quilometragem rodada: uma mais completa, em que os
equipamentos do trem são desmontados e passam por revisão geral nas
oficinas, o que ocorre, em média, a cada três anos de circulação; outra
manutenção a cada dois anos, além de outras mais frequentes.
A
manutenção mais recente neste trem foi no último dia 10 de janeiro,
quando foi feita manutenção no sistema de engates e inspeção geral no
sobestrado (parte inferior do trem). Também passou pela manutenção em 27
de novembro de 2023 (essa foi a de dois anos) e em 31 de janeiro de
2022 (a manutenção de três anos, que é a mais completa de todas). A cada
45 dias, cada trem do Metrô-DF passa por algum tipo de manutenção.
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Assessoria de Comunicação Social
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