Por: Samue Barbosa Fonte: Agência Brasília Compartilhe: O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta manhã, 18/1...
Por: Samue Barbosa Fonte: Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta manhã, 18/1, a instalação de tendas em nove regiões administrativas do DF para atendimento as pessoas com suspeita de dengue. Os pontos vão funcionar das 7h às 19h, inicialmente por 45 dias, ao lado das administrações, como forma de combate à explosão de casos da doença na capital. Foram 5.096 casos prováveis de dengue até 13 de janeiro, número que representa aumento de 435% em comparação com o mesmo período do ano passado.
As tendas vão ser colocadas nas cidades de: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. Nelas, a população vai poder acessar atendimentos, testes, contar com hidratação. A ideia é começar as ações no próximo sábado (20/1) e transformar todo dia em “Dia D” no combate à doença.
A iniciativa foi divulgada em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (18/1), no Palácio do Buriti. Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil, citou números que fizeram o governo aumentar a preocupação com a dengue. Em 2023, foram feitos 140 testes de detecção da doença neste mesmo período. Neste ano, a média é de 600 testes de dengue por dia.
“Vamos tomar novas medidas a partir de agora. A ideia é levar a presença do Estado mais próximo ao cidadão. Vamos criar mecanismos para levar atendimento e tratamento para o cidadão. Além das UBSs, vamos instalar tendas de atendimento”, informou Gustavo Rocha.
Também foram confirmadas duas mortes pela doença no DF, e outras 14 são investigadas. No ano passado, de janeiro até setembro, o DF não havia registrado nenhuma morte sequer por dengue. Após esse período até o fim de dezembro, ocorreram 9 óbitos em decorrência da doença.
“Enviamos ofício ao Ministério da Saúde chamando a atenção ao elevado número de casos de dengue e pedindo antecipação no calendário de vacinação. Ofício foi enviado no dia 12, não obtivemos resposta ainda”, acrescentou o chefe da Casa Civil.
Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde (SES-DF), a região administrativa com o maior número de casos prováveis é Ceilândia, com 1.855 notificações, seguida de Samambaia, que apresentou 521 casos prováveis, Brazlândia, com 476 casos e Taguatinga, que registrou 327 notificações.
Sintomas e tratamento
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.
Desta forma, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença.
Nenhum comentário