...
Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. A cada instante temos acesso a uma infinidade de escolhas. Algumas delas são feitas de forma consciente, outras não. Assim, o que cada um de nós é hoje, seja na vida profissional ou pessoal, é consequência destas escolhas e das ações adotadas para efetivá-las.
A todo o momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha. Um dos grandes problemas do ser humano é tomar decisões acertadas ao longo de sua vida.
“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”, já dizia Pablo Neruda.
De fato, um dos maiores medos do ser humano é de fazer a escolha errada, desde o prato no restaurante ou o livro a comprar na livraria, e até casar com o fulano ou a fulana, ter filhos ou resolver se divorciar.
Célio Montagna nos traz a seguinte reflexão: “Nem sempre acertamos o caminho, voltar e procurar o correto é melhor do que continuar na direção errada”.
Um dos maiores erros que cometemos ao tomarmos uma decisão é agir por impulso, agir com pressa e sem reflexão das consequências. Eu não estou defendendo a procrastinação, que é deixar para depois o que precisa ser feito agora. Mas fazer algo precipitado pode colocar tudo a perder, e depois será tarde demais. Aquele velho ditado que diz: “Não adianta chorar pelo leite derramado”, nos remete a uma reflexão, antes de tomarmos qualquer decisão.
O escritor português Gustavo Santos diz: “Todos os dias somos convidados ou forçados a escolher, ou seja, o poder da escolha é algo inerente e insubstituível ao formato da nossa vida. Não há um caminho sem escolhas e não há passos dados sem que escolhamos avançar”.
O Brasil vive hoje uma profunda crise econômica provocada pela crise política, resultado das escolhas que fizemos de nossos representantes. Escolher corretamente nossos candidatos nas próximas eleições é dever de todos nós. Podemos tirar lições valiosas e aprendermos com nossos erros.
Na vida cada escolha feita de forma errada, resultará em consequências desastrosas. Escolher corretamente nossos representantes, certamente será uma excelente oportunidade para mudarmos o Brasil. Pense, reflita e escolha o melhor.
Nenhum comentário