Sem número específico de vagas, seleção da Escola Superior de Ciências da Saúde exige o título de doutorado para pessoas interessadas em p...
Sem número específico de vagas, seleção da Escola Superior de Ciências da Saúde exige o título de doutorado para pessoas interessadas em par...
Sem número específico de vagas, seleção da Escola Superior de Ciências da Saúde exige o título de doutorado para pessoas interessadas em participar.
Por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) publicou um edital de processo seletivo visando à formação de banco de credenciamento para docente e orientador permanente do programa de pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional. A oportunidade é para servidores efetivos da carreira de enfermagem da Secretaria de Saúde do DF (SES) ou da carreira de magistério superior do DF.
O período de inscrição começa nesta segunda-feira (6), no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), e vai até o dia 9 deste mês. A data provável para homologação do resultado final é a partir do dia 22.
Os candidatos ao credenciamento devem, necessariamente, ter envolvimento em campos de atuação como qualidade de assistência à saúde e linhas de pesquisa em qualidade na assistência à saúde da mulher, da criança e do adolescente ou qualidade na assistência em saúde do adulto e do idoso.
Para se inscrever, é preciso ter título de doutorado há pelo menos um ano, experiência em orientação concluída de discentes em iniciação científica e cursos de graduação, residência ou especialização lato sensu ou pós-graduação stricto sensu entre 2019 e 2023, além de vínculo ativo e estável na carreira de enfermagem, entre outras exigências previstas no edital.
Expansão dos cursos
Para atuar em atividades de ensino e pesquisa no curso, servidores da Secretaria de Saúde podem ter dispensa de dez horas na carga horária
“Esse processo seletivo é importante para a expansão dos cursos e do número de vagas de mestrado e doutorado”, afirma o gerente de cursos de mestrado e doutorado da Escs, Levy Santana. “Não há um número específico de vagas, trata-se apenas de um banco de credenciamento”. Atualmente, o quadro de docentes para ministrar este curso na Escs é de 12 profissionais.
A atividade não é remunerada e também não configura vínculo empregatício entre o docente e a instituição. Servidores da SES podem ter dispensa de dez horas em sua carga horária, para atuar em atividades de ensino e pesquisa relacionadas à docência ou orientação no curso. Essas horas também devem ser utilizadas para propor projetos acadêmicos, avaliar e aprovar trabalhos apresentados pelos estudantes e acompanhar o desenvolvimento de tese ou dissertação, oferecendo a orientação necessária em cada caso.
Etapas
Quem se inscrever no processo seletivo será avaliado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste em uma habilitação documental: no ato de inscrição, o candidato deve anexar cópia de documentos pessoais e comprovantes de titulação, como diplomas de graduação, especialização, mestrado e doutorado.
A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, compreende a avaliação da experiência profissional, desenvolvimento de produtos e dos artigos científicos apresentados, relacionados à produção científica em periódicos classificados no Qualis Capes (2017-2020).
Após a segunda etapa, os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação, de acordo com artigos, produção científica e livros apresentados. Todos os trabalhos passam por análise da banca examinadora designada, que vai pontuar e homologar as inscrições realizadas.
Da redação com informações da Fepecs
Nenhum comentário