Farmácias de três UBSs passaram por melhorias, como troca de piso, pintura, entre outras Três unidades básicas de saúde (UBSs) de São S...
Farmácias de três UBSs passaram por melhorias, como troca de piso, pintura, entre outras Três unidades básicas de saúde (UBSs) de São Seba...
Farmácias de três UBSs passaram por melhorias, como troca de piso, pintura, entre outras
Três unidades básicas de saúde (UBSs) de São Sebastião – as de números 2, 3 e 9 – tiveram as farmácias reformuladas. O objetivo é oferecer mais conforto a usuários e servidores, garantir a correta preservação dos medicamentos e facilitar o acesso ao serviço prestado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF).
“Melhorou para os servidores e para a gente. Venho mensalmente pegar medicamentos depois das consultas”, conta a aposentada Maria dos Anjos Soares, 60 anos, usuária da UBS 9 de São Sebastião. “Toda a unidade ficou boa. Somos muito bem atendidas aqui”, concorda a também aposentada Marilena Rodrigues, 58 anos.
As melhorias envolvem troca de piso, pintura das paredes e do teto, reorganização das salas de farmácia, criação de acesso pelo lado externo das UBSs, o que tirou a necessidade de entrar na unidade para ter acesso ao serviço de farmácia. Outra medida foi a instalação de novo aparelho de ar-condicionado, fundamental para manter os medicamentos nas condições indicadas.
Logística
As farmácias das UBSs têm seus estoques abastecidos pela rede logística da SES e possuem mais de 200 tipos diferentes de medicamentos previstos no Sistema Único de Saúde (SUS), entre os adquiridos pelo próprio GDF e os repassados pelo Ministério da Saúde (MS). “Atendemos qualquer pessoa, moradora de qualquer lugar, desde que tenha o cartão do SUS e a prescrição médica em duas vias, inclusive da rede privada”, explica a farmacêutica Fernanda França. As unidades funcionam das 7h às 17h.
A servidora está lotada na UBS 3 de São Sebastião, localizada no Conjunto 6 da Quadra 301. O local é procurado tanto por moradores da área quanto por trabalhadores da região. É o caso da diarista Tânia Maria de Jesus, 33 anos. “Posso pegar em qualquer posto, mas gosto mais daqui, porque é tranquilo e o atendimento é muito bom”, destaca.
Mais renovações
Janaína Oliveira, diretora de Atenção Primária da Região Leste de Saúde – São Sebastião, Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico –, ressalta as adequações nas UBSs como uma forma de ampliar o serviço oferecido à população.
Por meio do contrato de manutenção predial, a SES também tem feito outras intervenções em unidades da Região Leste de Saúde. A UBS 1 do Itapoã, por exemplo, passou por adequações na área de atendimento odontológico. Já a UBS 3 do Paranoá ganhou melhorias na sala de vacinas e na sala de coleta de exames, serviço também executado na UBS 3 de São Sebastião. “A nossa ideia é que o usuário tenha a maior resolutividade na UBS. Que ela seja realmente o local em que ele consiga coletar e receber o resultado dos exames de baixa complexidade”, explica a diretora.
Com mais de 300 mil habitantes, a Região Leste de Saúde conta com 25 UBSs abertas à população, além de cinco vinculadas aos programas de saúde da população prisional.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Nenhum comentário