Espaço terá inclusão e acessibilidade, conforto, segurança e comodidade para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Por:...
Espaço terá inclusão e acessibilidade, conforto, segurança e comodidade para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Por: Samue...
Espaço
terá inclusão e acessibilidade, conforto, segurança e comodidade para
as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Por: Samuel Barbosa
Já está tudo pronto para o início da festa mais gostosa de Brasília, a 27ª festa do morango, em Brazlândia. O evento será realizado em um espaço de seis hectares com uma estrutura preparada para receber um público estimável de até quinhentas mil pessoas durante os nove dias de festa. A novidade deste ano é a acessibilidade para pessoas com deficiência.
No espaço, o visitante encontrará um galpão inteiro somente para as crianças, com fazendinha e um parque de diversões. Além disso, terá expositores de máquinas agrícolas e a famosa Morangolândia, onde é exposto tudo que é feito derivado do morango: fondue, bolo, torta, geleia, suco e até chope. E ainda, atrações para a criançada com brinquedoteca, também 44 estandes para exposição de produtos locais de morango, 40 expositores com flores e outros 105 de artesanato.
O deputado Iolando (MDB) ressalta a importância da acessibilidade nas dependências do evento. “Solicitei a organização da festa para garantir um espaço que promova inclusão e oferte acessibilidade, conforto, segurança e comodidade para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Além disso, teremos também a sala do silêncio para pessoas com autismo e/ou com sensibilidade auditiva. Uma excelente ideia da SEPD, que amplia o acesso e a inclusão das pessoas com deficiência no evento”, comemorou o parlamentar.
Brazlândia é responsável por 96% do cultivo do morango na capital do país – os outros 4% vêm, principalmente, de São Sebastião e do Gama. Dados da Emater-DF apontam que, em 2022, o Distrito Federal colheu 6,5 mil toneladas do alimento. Para este ano, a expectativa é que haja um aumento de 7% na produção do fruto.
Acessibilidade
A novidade deste ano são as estruturas adaptadas para pessoas com deficiência (PcD). A organização do evento vai disponibilizar uma sala do silêncio para crianças com transtorno do espectro autista ou do processamento sensorial. As estruturas foram adaptadas com apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, que sinalizou os espaços que devem estar acessíveis para quem tem mobilidade reduzida.
Horários:
Nos dias 1º, 6 e 8 de setembro, o horário da festa é das 18h às 2h. Nos demais dias, das 10h às 2h. A entrada é gratuita. Os shows com artistas locais estão previstos para começarem às 19h e as atrações nacionais, a partir das 22h.
Empregos
Desde os preparativos até a finalização da festa, estão sendo gerados aproximadamente 1.500 empregos diretos e indiretos.
Segue a programação e shows:
Nenhum comentário