Valparaíso é o quinto município que mais cresce economicamente em Goiás, segundo a Juceg, atrás apenas de Goiânia, Aparecida de Goiânia , A...
Valparaíso é o quinto município que mais cresce economicamente em Goiás, segundo a Juceg, atrás apenas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Aná...
Valparaíso é o quinto município que mais cresce economicamente em Goiás, segundo a Juceg, atrás apenas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde
Dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) apontam que a cidade de Valparaíso de Goiás tem crescido economicamente com o número de empresas sediadas. Atualmente são mais de 23 mil estabelecimentos comerciais que colocam o município no quinto lugar dos que mais crescem em Goiás.
Uma das regiões que mais têm crescido na cidade é o bairro Ypiranga, que segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com mais de 70 estabelecimentos comerciais que atuam em diversos ramos que vão das opções variadas em academias, mercados, drogarias, lanchonetes, restaurantes e estúdios de beleza.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Antônio Reis da Silva Filho, “o bairro Ypiranga se desenvolveu muito nos últimos seis anos”, crescimento este que pode ser visto segundo ele, pode ser visto à “olho nu”.
“O local contou com a entrega de diversas moradias adquiridas no programa Minha Casa Minha Vida que contempla famílias com renda de um a três salários mínimos e também conta com a duplicação da via de acesso que abriga aproximadamente 80 comércios variados e quase 30 mil moradores de diferentes faixas etárias. O local é um sucesso comercial e tende a crescer ainda mais”, disse o secretário ao elogiar o bairro que também conta com uma escola municipal e equipamentos públicos do executivo.
Comerciantes aprovam
Foi no bairro Ypiranga que o Marcos Aurélio Sodré, 31, que trabalha como consultor de beleza, deixou de trabalhar em casa para virar dono do seu próprio negócio. Ele conta que viu a região como atrativa para montar seu primeiro ponto comercial.
“De repente surgiu a oportunidade de ter este ponto aqui (no bairro) e resolvi montar a loja após perceber que o bairro tá crescendo bastante. Vi que realmente aqui tem um potencial para desenvolver o comércio local e hoje, a gente tá crescendo junto com o bairro pois a cada dia que passa a gente consegue melhorar um pouco mais a questão do faturamento da loja. Sempre tem um cliente novo que aparece e a gente já tá conseguindo clientes de outros bairros também”, disse o lojista entusiasmado com o crescimento do bairro.
O cabeleireiro Juvenal Antônio da Silva, 43, que foi um dos primeiros comerciantes a chegar na região há cerca de sete anos, contou entusiasmado que o movimento de fregueses no seu salão tem aumentado cada dia mais.
“Quando eu cheguei aqui era só poeira e mato, e hoje, a gente tá vivendo esse crescimento e desenvolvimento do nosso bairro. Estou muito feliz aqui e só tenho que agradecer mesmo, pois tenho a expectativa que melhore a economia aqui”, disse o cabeleireiro que enfatizou que os serviços do Governo Municipal de Valparaíso são fundamentais para tal crescimento.
Infraestrutura
Para melhorar o que já é bom, o Governo Municipal de Valparaíso também atua na infraestrutura do bairro que, atualmente, passa por reparos. Como é o caso das ruas Araguaia e Minas Gerais, que estão sendo totalmente revitalizadas em quase 2km de extensão. O local também está recebendo intervenção no sistema de captação de águas pluviais, para prevenir e evitar alagamentos no período chuvoso e garantir a tranquilidade dos moradores.
A meta é acabar com a poeira no período de seca, barro e enxurradas no tempo chuvoso, trazendo melhoria nas condições de trafegabilidade de condutores de veículos e pedestres.
Iluminação
Em abril deste ano, atendendo uma reivindicação dos moradores, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás também realizou por meio da Divisão de Iluminação Pública, ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, a instalação de postes de energia e de lâmpadas de LED na entrada principal do bairro. A avenida não tinha iluminação pública.
O trecho compreendido inicia no final da DF-290 e vai até a linha férrea, já entrada do bairro Ypiranga e recebe um grande fluxo em todos os períodos do dia, usados frequentemente por motoristas e pedestres.
A ação já é comemorada pelos moradores. “Quero agradecer a gestão por nos atender e olhar para esse trecho, que era extremamente escuro e perigoso. Agora sim ficou muito bom”, disse José Carlos, residente do bairro Ypiranga.
Nenhum comentário