Laje de transição garante integridade do asfalto na marginal sul - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Laje de transição garante integridade do asfalto na marginal sul

  Estrutura oferece reforço à pavimentação no cruzamento com a Avenida Comercial A pavimentação da marginal sul do Túnel de Taguatinga vai ...

  Estrutura oferece reforço à pavimentação no cruzamento com a Avenida Comercial

A pavimentação da marginal sul do Túnel de Taguatinga vai ganhar um reforço em seu cruzamento com a Avenida Comercial. O encontro das duas vias, cada uma revestida com um material diferente, exigirá a construção de uma laje de transição. A estrutura vai garantir a integridade do asfalto na intersecção com o piso de concreto.

Construída às margens do boulevard do Túnel de Taguatinga, a marginal sul ligará a Avenida Samdu à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), dando acesso às áreas comercial e residencial do centro da cidade. A pista, pavimentada com asfalto, atravessa a Avenida Comercial, que é revestida de concreto.

A laje de transição, estrutura que vai garantir a integridade do asfalto na intersecção com o piso de concreto, começou a ser executada nesta semana | Foto: Paulo H.
Carvalho/Agência Brasília

A laje servirá como elemento de transição para os dois sistemas construtivos, já que eles não possuem equivalência direta de transferência de cargas. O engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra, explica que o asfalto é um pavimento flexível, enquanto o concreto é considerado um pavimento rígido.

“Esse encontro do asfalto com o concreto forma o que chamamos de ponto fraco”, destaca o profissional. “É nesse local que o pavimento flexível corre o risco de sofrer afundamento se não houver um reforço na sustentação.”

O design da laje de transição lembra uma larga escada com apenas dois degraus. É por cima dessa estrutura, construída junto ao cruzamento com a Avenida Comercial, que o asfalto é espalhado. O suporte começou a ser executado na última terça-feira (2).


 

 

 

Nenhum comentário