Dispositivo retém resíduos como óleo e graxa, presentes nas águas pluviais coletadas pelo sistema de drenagem Tudo pronto para a concretag...
Dispositivo retém resíduos como óleo e graxa, presentes nas águas pluviais coletadas pelo sistema de drenagem
Tudo pronto para a concretagem do separador que atenderá a rede de drenagem do Túnel de Taguatinga. A armação do dispositivo, feita com vergalhões de aço, já foi concluída. Agora é só preencher os 235 m² de forma com aproximadamente 42 m³ de concreto. A caixa de contenção está sendo erguida na área debaixo do viaduto do BRT, próximo à Avenida Elmo Serejo.
O separador é uma espécie de tanque equipado com barreiras superiores, criadas para bloquear a passagem de qualquer resíduo que porventura esteja boiando na água. De acordo com o engenheiro florestal Nelson Amaral, a chuva captada pela rede de escoamento do Túnel de Taguatinga lava a pista. E carrega consigo parte do óleo liberado pelos veículos.
“As águas pluviais também costumam levar graxa e resíduos de pneu que caem nas faixas de rolamento”, explica Nelson. “Daí a importância de se construir um sistema de separação que evite lançar esses efluentes no Córrego do Cortado, destino final do volume captado pela rede de drenagem”. Segundo o engenheiro florestal, postos de gasolina e oficinas mecânicas também costumam ter caixas de contenção.
Além do separador, o sistema de escoamento do Túnel de Taguatinga contará ainda com uma bacia de retenção. O tanque será construído a 500 metros do complexo viário, em um terreno localizado ao lado do Córrego do Cortado. A lagoa terá 2,5 metros de profundidade, com volume total de 4.600 m³.
Com informação: Agência Brasília
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