Procópio Atlético Mineiro ... ...
Procópio Atlético Mineiro ...
Procópio Atlético Mineiro
Início da Carreira
Nascimento: Procópio Cardoso Neto nasceu no dia 21 de março de 1939, na Cidade de Salinas, interior do Estado de Minas Gerais.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador de Futebol: Procópio iniciou no futebol em 1954, no juvenil do Atlético Mineiro, e se tornou atleta profissional no E.C. Renascença, também de Belo Horizonte. Em função da performance apresentada no Renascença, foi observado e contratado pelo Cruzeiro para disputar o Campeonato Estadual de 1959. O Zagueiro estreou no Clube estrelado com o pé direito, conquistando os títulos estaduais de 1959 e 1960. Em 1961 foi transferido para o São Paulo, onde jogou duas temporadas. Jogou no Fluminense do Rio de Janeiro, onde foi campeão Carioca em 1964. Teve uma brilhante passagem pela Seleção Brasileira no período de 1963 a 1968, jogando dez partidas e contabilizando cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Retornou ao Cruzeiro para a disputa da Taça Brasil de 1966. Em partida válida pela Taça de Prata de 1968, jogando contra o Santos, em um choque com o craque Pelé, rompeu o tendão do joelho. Nada de pior poderia ter acontecido em sua carreira, pois estava na sua melhor fase física e técnica e aguardava com ansiedade uma convocação para a Seleção Brasileira. Ficou afastado dos gramados por cinco anos. Nesse período, cursou a faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e trabalhou em um banco de Belo Horizonte. Voltou ao convívio do futebol, aceitando um convite para ser Supervisor Técnico do Juvenil do Cruzeiro. Em 1973, já recuperado do trauma da contusão, retornou como jogador, dando sequência a sua carreira como zagueiro. A sua reestreia oficial foi justamente contra o Santos, sendo peça importante para que o clube estrelado de Belo Horizonte chegasse às finas dos campeonatos Brasileiros de 1973 e 1974. Encerrou sua trajetória de jogador de futebol no E.C. Cruzeiro e iniciou outra etapa profissional como treinador.
Resumo Histórico da Carreira de Treinador de Futebol: Como Treinador de futebol, Procópio dirigiu com sucesso vários clubes no Brasil, principalmente quando levou o Atlético Mineiro à final do Campeonato Brasileiro de 1980, às semifinais da Libertadores em 1981, quando conquistou o título da Copa Conmebol em 1992 e quando foi Hexacampeão Mineiro (1978 a 1981). No Catar, foi campeão da Liga dirigindo o Al Sadd e comandou a Seleção daquele país asiático.
Procópio – Treinador de Futebol
Procópio Cardoso Neto, aos 81 anos, reside com a família na Cidade de Belo Horizonte.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário