Foto: Getúlio Romão. Mais de 93% da obra já está concluída. Por Delmo Menezes Considerada a maior obra viária do Brasil, o Túnel de Taguat...
Mais de 93% da obra já está concluída.
Por Delmo Menezes
Considerada a maior obra viária do Brasil, o Túnel de Taguatinga Rei Pelé entra na fase de conclusão. A grandiosidade do Túnel de Taguatinga não se reflete apenas nos números da construção. A missão da maior obra viária do Distrito Federal também é imponente: repaginar a cidade e resolver o problema de trânsito da região.
De acordo com o administrador regional de Taguatinga, bispo Renato Andrade, o Túnel de Taguatinga é um importante ponto de ligação para várias cidades como: Ceilândia, Samambaia, Águas Lindas, Recanto das Emas e outras.
Veja os números do Túnel de Taguatinga Rei Pelé
- Investimento: 275 milhões de reais
- 137 mil veículos passarão pelo túnel diariamente
- 1010 metros, extensão total do túnel, sendo 830 metros cobertos
- 353 mil 2190 m3 de terra foram retirados para a escavação do túnel
- 7 milhões 179 mil e 747 Kg de aço reforçam a estrutura da obra
- 79 mil e 824 m3 de concreto foram utilizados até agora na obra
- 1.246 refletores de LED vão iluminar a passagem coberta
- 52 ventiladores compõem o sistema de exaustão do túnel
- 332 luminárias de emergência vão iluminar o percurso, em caso de que de energia
- 14.960 m2 de pavimento rígido revestirão o Boulevard
- 8 mil metros lineares de meios-fios serão instalados no piso superior do túnel.
- Depois de concluído, o Túnel de Taguatinga terá 03 pistas de rolamento nos dois sentidos. O túnel 1, chamado de Norte, vai direto para Ceilândia sem interrupção. O túnel 2 chamado de Sul, vem da Ceilândia em direção ao Plano Piloto. Cada túnel terá sinalização horizontal e vertical.
O GDF não informa mais quando as obras serão concluídas. Mais de 93% da obra já está concluída. A previsão dos técnicos é que a inauguração não sairá antes de 31 de julho de 2023.
Da Redação do Agenda Capital
Nenhum comentário