O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (20), a visita do presidente da Fundação de Apoio...
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (20), a visita do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Marco Antônio Costa Júnior, e da superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação da FAPDF, Renata Vianna. Os gestores discutiram possíveis parcerias e futuros editais e debateram a importância do fomento a ciência, tecnologia e inovação, além de pesquisas voltadas para a medicina pediátrica e outras áreas.
O diretor presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, destacou a o valor da parceria entre as instituições. “Fomentamos diversos projetos de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias diagnósticas junto ao HCB e aplaudimos a atuação e os resultados derivados desta parceria”, afirmou. “É uma honra poder conhecer pessoalmente alguns dos pesquisadores que contam com nosso fomento e entender mais sobre a estrutura e as atividades desenvolvidas pelo hospital”, completou Costa Júnior
Dois pesquisadores do HCB foram contemplados no programa FAPDF Learning, no fim de 2022, e iniciaram suas pesquisas este ano. O Programa FAPDF Learning busca soluções e desenvolvimento social por meio de projetos de pesquisa aplicáveis e contou com um investimento de mais de R$ 36 milhões.
“O HCB foi premiado recentemente como um dos melhores hospitais públicos do Brasil, o único do Distrito Federal a integrar a lista, e isso só é possível graças ao apoio de agentes públicos, como a FAPDF, que fomentam pesquisa científica e o avanço tecnológico em diversas áreas como a da saúde”, afirmou o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Especialidades Pediátricas (Icipe), Francisco Duda.
Os representantes da FAPDF também fizeram um tour exploratório pelas dependências do hospital e conheceram a internação e o ambulatório da unidade, incluindo a área de exames de imagem e o Laboratório de Pesquisa Translacional.
Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
Nenhum comentário