Oitenta novos médicos se formaram na noite desta quinta-feira (8), pela Escola Superior de Ciências da Saúde do DF - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Oitenta novos médicos se formaram na noite desta quinta-feira (8), pela Escola Superior de Ciências da Saúde do DF

  Eles compõem a 17ª turma da graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, que integra a estrutura da UnDF. Oitenta novos ...

 Eles compõem a 17ª turma da graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, que integra a estrutura da UnDF. Oitenta novos mé...

Eles compõem a 17ª turma da graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, que integra a estrutura da UnDF.

Oitenta novos médicos se formaram na noite desta quinta-feira (8). Os alunos da 17ª turma do curso de graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) receberam o diploma em solenidade no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A Escs integra a estrutura da Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF).

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou o desafio da pandemia de covid-19, enfrentado pelos formandos durante a graduação | Fotos: Jade Abreu/Ascom SES

A formanda Rízia Tayline Nunes da Silva, 34 anos, comemorou a conquista. “Era um sonho de menina, sempre quis ser médica e hoje saio com o meu diploma”. Ela está na segunda graduação e ressaltou a importância do curso feito na Escs.

“Desde o meu primeiro ano tivemos acesso à atenção primária à saúde, trabalhando como internos nas unidades básicas e tento a possibilidade de aprender e de oferecer o serviço à população”. A graduanda prestou a assistência no Guará e no Varjão.

“Há mais de 20 anos, o Distrito Federal tem feito a diferença e, principalmente, na vanguarda com essa escola com metodologias ativas, que preconizam o protagonismo discente”

Simone Benck, reitora da UnDF

A diretora Marta Rocha de Moura acrescentou que a Escs é a única faculdade do país ligada diretamente a uma secretaria de Saúde e essa característica permite uma vivência dentro da realidade dos atendimentos. “Os alunos estão inseridos nos cenários e têm o contato com o cotidiano desde o primeiro dia.”

Presidente da Fepecs, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou o desafio da pandemia de covid-19, enfrentado pelos formandos durante a graduação. “Vocês não apenas viveram a pandemia durante os anos do ciclo de estágio profissional, como foram testados em suas capacidades de resistência e resiliência ao longo de meses da maior crise sanitária dos últimos 100 anos”, acrescentou em discurso.

“Há mais de 20 anos, o Distrito Federal tem feito a diferença e, principalmente, na vanguarda com essa escola com metodologias ativas, que preconizam o protagonismo discente”, afirmou a reitora da UnDF, Simone Benck. A professora enfatizou que o método da Escs agrega conhecimento e qualidade para a nova universidade.

A médica ressalta essa experiência para a formação de profissionais da saúde que tiveram importante papel na pandemia. “Nesse momento de calamidade, a rede hospitalar cresceu, a vigilância laboratorial trabalhou com um tempo de resposta ágil e eficaz, implementamos ações de monitoramento e avaliação, implantamos centros operacionais e estratégicos, ampliamos o corpo clínico, enfim, mobilizamos a rede e conseguimos dar uma resposta satisfatória à sociedade diante de um cenário de crise.”

A formanda Rízia Tayline Nunes comemorou a conquista: “Era um sonho de menina, sempre quis ser médica”

Na próxima quinta-feira (15), será a colação de grau de mais 71 enfermeiros. Desde o início, em 2001, a Escs já formou 1.180 profissionais médicos e 472 enfermeiros. A escola tem objetivo de ministrar, de desenvolver e aperfeiçoar o ensino-aprendizagem das Ciências da Saúde, mediante cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, apoiar as atividades de pesquisa da área da saúde.

Os Programas de Residência Médica e Multiprofissional hoje abrigam 1.732 residentes em especialização lato sensu, que executam suas atividades em toda a rede da Secretaria de Saúde.

O acesso aos cursos de graduação da Escs ocorre uma vez ao ano, sendo a seleção realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Da redação Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Nenhum comentário