Fotos: Divulgação/Sedes Unidades prepararam murais explicativos que reforçam a importância de a população masculina fazer exames preventi...
Os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal estão, durante toda esta semana, com uma ação de educação alimentar e nutricional (EAN) em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização da saúde do homem. Todas as unidades prepararam murais explicativos que reforçam, entre a população masculina, a necessidade de fazer exames preventivos e, principalmente, cuidar da alimentação.
“Nós trouxemos informações para reforçar que o homem tem que cuidar da própria saúde. Muitos homens não cuidam dos hábitos alimentares e dos hábitos de vida, favorecendo o aparecimento de doenças, principalmente o câncer de próstata. Então, cuidando da alimentação, tanto da qualidade quanto da quantidade, ele começa a fazer a prevenção também desse tipo de doença”, explica a nutricionista do Restaurante Comunitário da Estrutural, Karen Moreno.
Até sábado (26), o público masculino pode ter, ainda, acesso a um vídeo explicativo, além de receber dicas de alimentação de nutricionistas das unidades. Na última terça (22), houve degustação de salada de fruta com aveia.
“Destacamos os alimentos que são importantes para serem consumidos para a saúde do homem e a função da testosterona, que é fundamental para a saúde do cérebro, dos ossos, dos músculos. Ressaltamos a necessidade do consumo de alimentos, por exemplo, ricos em zinco e em proteína, que estão nas frutas vermelhas, no brócolis”, enfatiza a nutricionista. “São nutrientes necessários para a prevenção do câncer de próstata, que têm alta incidência na população masculina.”
Frequentador do Restaurante Comunitário da Estrutural há dez anos, Claudio Fernandes, 49, aprovou a ação. “Preciso muito dessas vitaminas, dessas informações, para reforçar minha saúde, já que vou fazer em breve uma cirurgia. Tudo que é feito aqui no restaurante é correto, com acompanhamento de nutricionista”, comemora.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ações educativas como essa são importantes para que os cidadãos tenham condições e autonomia para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, reduzindo gradativamente a insegurança alimentar e nutricional. “Aproveitar datas no calendário das ações de educação alimentar e nutricional que reforçam o cuidado à saúde é uma estratégia eficaz para levar informação correta às famílias em vulnerabilidade social”, frisa a gestora.
Restaurantes comunitários
Os restaurantes comunitários do Distrito Federal funcionam de segunda a sábado, com refeições no valor de R$ 1 para o público em geral e gratuidade para a população em situação de rua referenciada pela equipe de Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O café da manhã é servido ao custo de R$ 0,50, das 7h às 8h30, nos restaurantes comunitários de Planaltina, Brazlândia, Itapoã, Samambaia, Ceilândia, Estrutural, Sobradinho, Sol Nascente e Paranoá. O cardápio oferece diversas opções, como café, leite, pão com manteiga ou bolo e uma fruta da época.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social
Nenhum comentário