Nova pesquisa do instituto Ideia pa ti ra Palácio do Buriti, realizada por telefone, contratada pelo site Metrópoles, aponta Ibaneis Rocha...
Nova pesquisa do instituto Ideia patira Palácio do Buriti, realizada por telefone, contratada pelo site Metrópoles, aponta Ibaneis Rocha, do MDB, líder absoluto na disputa pela reeleição.
Ibaneis aparece com 44,1% das intenções de voto contra 32,6% de todos os outros candidatos somados.
Em segundo lugar está a senadora Leila Barros (PDT), que tem apenas 10%. Paulo Octávio (PSD) tem 8,5%, Leandro Grass (PV) 6% e Izalci Lucas (PSDB), 5,5%.
O instituto ouviu 1.200 eleitores por telefone, entre 14 e 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é DF-03544/2022.
Veja os cenários:
Estimulada:
Ibaneis Rocha (MDB): 44,1%
Leila do Vôlei (PDT): 10%
Paulo Octávio (PSD): 8,5%
Leandro Grass (PV): 6%
Izalci Lucas (PSDB): 5,5%
Professor Robson (PSTU): 1,1%
Keka Bagno (PSOL): 0,8%
Teodoro Cruz Téo (PCB): 0,5%
Lucas Salles (DC): 0,2%
Coronel Moreno (PTB): 0%
Branco/nulo: 4%
Não sabe: 19,3%
Espontânea:
O Ideia também considerou um cenário de pesquisa espontânea, ou seja, quando o eleitor entrevistado pode indicar o nome de sua preferência.
Neste caso, a vantagem de Ibaneis para os demais candidatos é ainda maior.
O atual governador tem 34% das intenções de voto.
Os outros concorrentes, que têm entre 3,4% e 0,3%, empatam tecnicamente entre si.
Outro destaque vai para os eleitores que disseram não saber em quem votar: 45,3%.
Ibaneis Rocha (MDB): 34%
Leila do Vôlei (PDT): 3,4%
Paulo Octávio (PSD): 3%
Leandro Grass (PV): 1,8%
Izalci Lucas (PSDB): 1%
Professor Robson (PSTU): 0,5%
Keka Bagno (PSOL): 0,4%
Rafael Parente (PSB): 0,3%
Teodoro Cruz Téo (PCB): 0,3%
Outros: 0,8%
Branco/nulo: 9,3%
Não sabe: 45,3%.
Sobre o instituto O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes.
Desde julho de 2020, o Ideia mantém uma parceria com a revista Exame, a qual financia e divulga seus levantamentos sobre intenções de voto. Segundo o próprio Ideia, os métodos utilizados para os levantamentos variam.
O Ideia se diz “agnóstico em termos de metodologia” e faz levantamentos eleitorais usando qualquer método.
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