Fotos: Renato Braga/Setur Portaria conjunta assinada por secretarias do Governo do Distrito Federal possibilita desenvolvimento do program...
Fotos: Renato Braga/Setur
Portaria conjunta assinada por secretarias do Governo do Distrito Federal possibilita desenvolvimento do programa Brasília, Capital do Turismo Cívico e Pedagógico nas escolas
Agência Brasília
Pioneiro no Brasil, o programa turístico-educacional Brasília, Capital do Turismo Cívico e Pedagógico teve mais uma sessão no último sábado (9), quando reuniu 120 alunos, entre de 11 a 16 anos do Centro de Ensino Fundamental do Guará I (CEF 1) para percorrer os atrativos turísticos da capital federal, permitindo aos estudantes assistir às aulas in loco de História do Brasil e de Brasília nos monumentos e sedes do Poder. O programa é fruto de portaria conjunta assinada, em 26 de março, pelas secretarias de Turismo (Setur) e de Educação (SEE).
Divididos em dois turnos, manhã e tarde, com 60 pessoas em cada, os alunos do CEF 1 tiveram a oportunidade de conhecer a Igrejinha da SQS 308 Sul, o Museu da República, a Catedral Metropolitana de Brasília, o Panteão da Pátria e a Torre de TV, finalizando a atividade pedagógica no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes.
A aluna Sofia Cardoso, 11 anos, se encantou com o passeio pela quadra modelo SQS 308. “Eu nunca tinha vindo aqui antes, mas estou achando muito legal conhecer a história de como tudo isso foi feito como foi planejado, eu acho muito divertido fazer esses passeios turísticos”, afirmou.
Os motoristas que conduziram os ônibus com as crianças também puderam conhecer de perto os monumentos, e a Catedral Metropolitana de Brasília foi o ponto que chamou mais a atenção. José Ferreira Lima ficou impressionado ao entrar pela primeira vez na igreja. “Moro em Brasília desde que nasci, e essa é a primeira vez que venho à Catedral. É tão linda! Tirei uma foto e enviei para minha esposa”, contou, emocionado.
Já William Santiago, que mora na capital há mais de dez anos e também não conhecia o interior da igreja, afirmou que vai se organizar para voltar. “Sempre passei aqui na frente e nunca parei para entrar. Só hoje consegui ver como é linda por dentro e vale muito a pena conhecer”, disse.
Nenhum comentário