Arte: Secretaria de Educação do DF Inscrições começam às 12h desta quinta-feira (3) e vão até as 23h59 de domingo (6). Ao todo, são 529 va...
As inscrições para as vagas ainda não preenchidas nos cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) do Novo Ensino Médio abrem nesta quinta-feira (3), às 12h, e seguem até as 23h59 de domingo (6). Ao todo, são 529 oportunidades em dez cursos. Podem se inscrever estudantes que estejam na primeira série das escolas que ofertam o Novo Ensino Médio.
Os alunos precisam observar o dia de oferta dos cursos nos locais onde vão ocorrer as aulas. Dias, horários e turnos devem ser exatamente os mesmos da oferta do itinerário na escola. As aulas começam entre os dias 10 e 11 deste mês, conforme a unidade de ensino.
Confira os cursos e as vagas disponíveis.
Inscreva-se aqui.
Resultado e matrícula
Caso o número de interessados seja superior ao de vagas, será realizado sorteio. O resultado dos contemplados será divulgado na segunda-feira (7), a partir das 12h, no site da Secretaria de Educação (SEE).
A efetivação deve ser feita nos dias 8 e 9, das 9h às 17h, na própria unidade de ensino. Mesmo sendo estudante da rede pública, a matrícula específica no curso é obrigatória.
Documentos
Para fazer a matrícula, o estudante deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
■ Carteira de Identidade;
■ CPF;
■ Declaração de escolaridade;
■ Comprovante de residência;
■ Certidão de Nascimento ou de Casamento;
■ Duas fotos 3×4;
■ Carteira de Identidade do responsável legal;
■ CPF do responsável legal.
Itinerários
O Novo Ensino Médio tem o total de 3 mil horas. Os itinerários formativos (IFs) são a parte flexível do currículo e equivalem a 1.200 horas desse total.
Ao todo, são cinco IFs, sendo quatro deles correspondentes às áreas de conhecimento, com o objetivo de proporcionar aprofundamento dos estudos, conforme o interesse do estudante: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O quinto é o de Formação Técnica e Profissional (IFTP), que tem como foco preparar o jovem para o mundo do trabalho. Cada escola define quais itinerários vai ofertar, cabendo ao estudante escolher pelo menos dois.
A dinâmica do Novo Ensino Médio permite que o IFTP seja feito pelo estudante onde houver a oferta – em uma unidade da rede pública ou via parcerias -, e não necessariamente no espaço físico de sua escola.
As outras 1.800 horas do Novo Ensino Médio são obrigatórias para o estudante e correspondem à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que abrange as mesmas quatro áreas do conhecimento.
Com informações da Secretaria de Educação
Nenhum comentário