A ação, nesta quarta-feira (13), tem como foco conscientizar a população sobre os perigos da combinação de álcool e direção A Subsecretari...
A ação, nesta quarta-feira (13), tem como foco conscientizar a população sobre os perigos da combinação de álcool e direção
A Subsecretaria de Justiça e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Enfretamento às Drogas (SUBED), juntamente com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), fará uma blitz educativa no estacionamento da Funarte, às 10h, na próxima quarta-feira (13), com o objetivo de alertar sobre os riscos de combinar álcool e direção.
As ações ocorrerão entre a Torre de TV e a Funarte e, durante a abordagem educativa, serão oferecidas atividades culturais, palestras e panfletagem. O objetivo é reforçar os alertas quanto aos riscos do consumo de bebida alcoólica e direção, a necessidade do uso de cinto de segurança, além dos cuidados com pedestres, excesso de velocidade, uso de telefone celular na direção do veículo e condução segura para motociclistas.
“Além de educar os pais e responsáveis, esta campanha também quer trazer reflexão sobre o respeito à vida e à convivência segura no trânsito, oferecendo mais proteção às nossas crianças e adolescentes”, pontua a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Para o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, “essa ação conjunta é importante, pois reflete a união dos dois órgãos em prol da segurança dos mais vulneráveis no trânsito. No aspecto do Detran, o pedestre e o ciclista. E a campanha visa fazer essa abordagem da dispersão e das possibilidades de riscos”.
Dados sobre as últimas ações de flagrantes de alcoolemia do Detran
De acordo com um levantamento preliminar do Detran DF, de janeiro a setembro deste ano foram registradas cinco mortes de crianças e adolescentes no trânsito. O estudo considera pessoas com até 17 anos e indica uma redução de 44% nos óbitos dessa faixa etária em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas nove mortes.
Enfrentamento às drogas
A Secretaria de Justiça atua em parceria com 11 Comunidades Terapêuticas, credenciadas pelo DF, que oferecem tratamento e atenção às pessoas que fazem o uso e abuso de drogas, atuando nos eixos de acolhimentos e reinserção social, ofertando cursos profissionalizantes gratuitos e auxílio na busca por emprego, objetivando a promoção da empregabilidade desse público e estimulando o exercício da cidadania.
No momento a Sejus conta com um total de 350 vagas, nas quais 320 estão ocupadas. Essas instituições ofertam acolhimento voluntário, em regime de residência, oferecendo cursos, tais como panificação, artesanato e horta.
A Sejus lançou neste ano o Programa Acolhe DF, que atua com atividades de prevenção, atendimento psicossocial para dependentes químicos e seus familiares. O uso abusivo de álcool, cigarros e outras drogas causam prejuízos à saúde, ao trabalho e à convivência familiar. Nessa condição, o auxílio profissional é importante,
Para acesso ao Folder do Acolhe DF, clique aqui
Canal de atendimento da Sejus:
Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF
Nenhum comentário