Fundação: 12 de outubro de 1913. Resumo histórico: Foi fundado por meninos entre 12 e 16 anos que praticavam o futebol no bairro. O Bonsu...
Fundação: 12 de outubro de 1913.
Resumo histórico: Foi fundado por meninos entre 12 e 16 anos que praticavam o futebol no bairro. O Bonsucesso conquistou o maior título da sua história em 1919, quando foi campeão carioca da Liga Suburbana de Futebol, que patrocinava as competições da cidade do Rio de Janeiro no período de 1916 à 1919. Outra conquista importante ocorreu em 1924, quando conquistou o Vice-Campeonato carioca perdendo a final para o Vasco da Gama por 1 X 0.
Participou de todas as ligas até se filiar à atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O Bonsucesso foi fundamental na história do futebol carioca, participando ativamente das competições e revelando grandes jogadores, sendo o mais famoso deles o Leônidas da Silva, conhecido como “Diamante Negro” reconhecido como inventor do “gol de bicicleta”, jogada que na realidade já existia, o jogador apenas aprimorou a plástica na execução do lance. Outra homenagem importante foi feita pela empresa de chocolates Lacta, dando o nome a um de seus produtos de “Diamante Negro” fazendo alusão ao craque carioca.
Homenagem da indústria de chocolates Lacta
Participação do Bonsucesso Futebol Clube no Futebol do Novo Estado:
Em 15 de março de 1975, o então Presidente da República General Ernesto Geisel oficializou a fusão entre os Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. No antigo Estado da Guanabara era disputado o Campeonato local com apenas doze Clubes: Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo, América, Bangu, Bonsucesso, Olaria, Madureira, São Cristovão, Portuguesa e Canto do Rio que era o único Clube pertencente ao Estado vizinho. Em 1964, foi o ultimo campeonato carioca disputado pelo clube de Niterói, sendo substituído pelo Campo Grande.
Bonsucesso F.C. está incluído entre os 12 clubes mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro e do antigo Estado da Guanabara
Localização: O clube está sediado na avenida Teixeira de Castro, Bairro de Bonsucesso, Zona da Leopoldina, na Cidade do Rio de Janeiro.
Bairro de Bonsucesso – Zona da Leopoldina – Cidade do Rio de Janeiro
Estádio: O Bonsucesso manda seus jogos no estádio Lenidas da Silva, com capacidade para 7.000 espectadores, O nome da praça de esportes é uma justa homenagem a um verdadeiro monstro sagrado do futebol brasileiro.
Estádio Leônidas da Silva – Bonsucesso - RJ
Partidas Inesquecíveis:
No Brasil:
Em 1931, no returno do campeonato carioca, venceu o Flamengo pela elevada contagem:
6X1
Em 1932 no Parque Antártica, em São Paulo, contra o Palestra Itália, hoje Sociedade Esportiva Palmeiras, até então invicto contra times cariocas, o Cesso (como é carinhosamente chamado pelos seus torcedores) venceu pelo placar:
3X1
Em 1933 venceu o famoso Esquadrão do São Paulo, em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, por 5 X 4. Estava no time paulistano o famoso craque Frienderich.
5X4
Em 1938, depois de estar perdendo por 3 X 0, virou o jogo e derrotou o Flamengo por 4 X 3.
4X3
Em 1956 perdia de 4 X 0 para o Vasco da Gama, quando em brilhantíssima reação igualou o placar em 4 X 4;
4X4
Em 2014, pelo Campeonato Carioca, perdia de 3 X 0 para o Audax do Rio e nos 25 minutos finais virou o placar para 5 X 3, uma das reações mais monumentais já vista no futebol carioca. Pergunta-se: Será que o Bonsucesso é o verdadeiro time da virada?
5X3
No Exterior:
Na Foi considerado na época o "Demolidor de Seleções". Derrotou times importantes no cenário mundial: Rapid de Bucarest da Romênia por 1 X 0; Alianza de Lima, campeão peruano, por 2 X l; Guadalajara do México por 3 X l; Santa Fé da Colômbia por 2 X l; Espanhol da Catalunha por 2 X l; e River Plate da Argentina por 2 X 1, em jogo válido pelo torneio amistoso realizado na cidade de La Coruña na Espanha.
Estatística:
Em 2021:
Campeonato Carioca Série B2 – (Quarta Divisão)..
Coluna do Vidal
Nenhum comentário